segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dicas para diminuir a pegada ecológica


FOTO LAR ENCANTADO - SERRA DO MAR


Algumas dicas para melhorar nosso relacionamento com o meio ambiente.


- Esqueça as sacolas de plastico: mesmo aquelas que são feitas com material que se degrada mais rapidamente na natureza. Não precisamos disso. Eu agradeço gentilmente e digo que não preciso, levo nas mãos ou bolsa. No supermercado eu levo eco bags ou uso caixas de papelão que levo de casa, ou já tem no carro.

- Água. Esse recurso natural tão importante e que está ficando escasso. Nunca desperdice. Reutilize a água que usamos da máquina de lavar roupas para lavar chãos, carros, panos de limpeza, tenis e outros objetos sem abrir a torneira. Utilize a água da lavagem das verduras e frutas para regar plantas, etc. Aproveite a água da chuva. É isso mesmo, colha água da chuva para regar plantas, lavar chãos.  E acima de tudo, tenha sempre a mente aberta para novas idéias. O aquecimento global é assunto novo por enquanto. Novos estudos estão por ai. Tem gente que nem acredita!!!, mas já se percebe pelas inundações, seja aqui no Brasil-São Paulo, ou em outros países. Então penso que tudo que fizermos em prol de um mundo melhor, sem desperdício ou visando um  mundo melhor, ajudará o futuro.

- Produtos de limpeza em geral. Use a menor quantidade possível. Observe a origem. Dê preferência à produtos orgânicos, sem produtos químicos de petróleo. Você economiza dinheiro e ajuda o planeta. Sem contar que não colabora com os testes em animais, quem ganha é você e sua família.

- Você tem empregados?  Eu tenho somente uma ajudante que faz a faxina  de 15 em 15 dias. Podemos contribuir com o meio ambiente, passando informações a eles também. O que os empregados absorvem de sua empresa ou de sua casa interfere diretamente no meio ambiente, pois   são como células distribuidoras de informação em suas famílias e amigos,  e nós contribuímos indiretamente com tudo que falamos e ensinamos a eles.
Em minha casa por exemplo, separo o lixo há uns 5 anos, os materiais de limpeza são sem crueldade ou ecológicos e usados de forma sensata sem contudo prejudicar a higiene e limpeza. Isto tudo é passado e repassado verbalmente à pessoa que trabalha para mim.

- Procure não utilizar venenos em sua casa. Mantenha-a limpa e protegida por telas. Quando utilizamos venenos matamos não só baratas, pulgas, mosquitos, pernilongos como joaninhas, borboletas, abelhas e tudo mais. Além do veneno possuir ação residual, ou seja, mesmo não sendo utilizado ele está lá no ambiente.

Opte por telas que podem ser lavadas, não tiram a iluminação natural do ambiente e impedem os seres voadores de entrar. Existem também velas de citronela ou andiroba que podem ser utilizadas dentro de casa, além de fazer parte da decoração, assim como lâmpadas especiais de baixo consumo, para afastar insetos e, ainda, você poderá plantar citronela no jardim, em um vaso que manterá insetos "indesejados" fora.

Nenhum comentário: