terça-feira, 25 de outubro de 2011

As ressonâncias com as fases da vida e os animais



Quando a Rute do blog www.publicarparapartilhar.blogspot.com, sugeriu a mim que fizesse a Ressonância  fazendo uma relação entre as fases da vida e os animais, não pude recusar. Amei fazer isso. Ai está, divirtam-se. Vale lembrar que às vezes pode parecer estranho a correlação ou correspondência, mas seguramente o conteúdo é feito baseado na mais confiável fonte. Aproveitem.




1a. Fase Nascimento
Quem não vê uma cegonha e não associa a um nascimento? Elas são bordadas em babadores, roupas de cama de bebês, etc. Não sei, sinceramente como isto aconteceu, mas o nascimento está associado à essa ave, que trás o bebê no bico, no dia do nascimento. Ilustrada para responder às crianças: "De onde vem os bebês"? Quando a criança ainda não tem como entender esse fato.







2a. Fase Infância
Escolhi o husk siberiano para ilustrar essa fase tão difícil para os seres humanos (descobertas das crianças, comunicação, limites, acidentes, etc) pois o filhote de husk quando pequeno, ainda mamando, é um ser muito incompreendido. Ele e outros animais sejam cães ou elefantes que deixam suas mães para fazer parte de uma casa, sem seu leite, sem seus irmãos, choram muito até "se acostumarem" com seus "donos". Por serem grandes, são tratados como adultos, são desrespeitados em seus sentimentos de bebê, o que não acontece com cães de pequeno porte, que já tem a "peixa" de bebezinhos. Já presenciei husk e outros cães de porte grande, porém filhotes de 4 ou 5 meses, serem tratados, como adultos, sem carinho, por serem grandes.



3a. Fase Adolescência.
Um gato adulto, com dois anos para frente, é um perfeito adolescente humano. Muito carinhoso, porém faz tudo de sua cabeça, inclusive corre risco de vida! Adora dar seus passeios e os donos é que precisam por os limites. Ao prendermos dentro de casa em local seguro, fazem um escandalo para serem soltos, adoram ficar em janelas observando tudo, como se tivessem o controle e costumam cair se não tiver telas. Uma vez li em algum lugar que o gato adulto representa um ser humano adolescente. Talvez por ser aventureiro, achando que nada irá lhe acontecer. Muito brincalhão, não tem a menor noção do perigo e geralmente é vítima de seus passeios.

4a. Fase - Juventude.

Quer um ser que mais transpira a juventude? para mim é o cavalo. Já ouviram os homens grosseiros se referirem a uma potranca (mulher bonita, saudável, vistosa) ou potranca de primeira cria (jovem que já tem um filho) irrrccc! Então, apesar de jocoso e sem educação, esse termo tem a ver com o vigor da juventude, à beleza, a potência que esse animal tem. Nessa época eles fazem tudo, ganham corridas, seus filhos são vendidos a preço de ouro, seus descendentes também.

5a. fase Maturidade.
Não peça a um gato para tomar conta de uma criança, muito menos a um cavalo. Estão tão ligados e si mesmos! brincando (gato) e correndo atrás de fêmeas (o cavalo), mas uma cadela madura, adulta, é tudo de bom. Já viram o animal que orienta os cegos? E o que toma conta de crianças? o cão claro, de preferência uma cadela Lembram-se da estória do Peter Pan? Da Wendy? Quem tomava conta das crianças? A cadela Nana. E da cadela Lassie e de tantas outras o que poderemos não dizer? Não são sensacionais quando o assunto é cuidar ou responsabilidade? Assim somos nós na Maturidade.

6a. Fase - Melhor idade.
O que acumulamos com a chegada da melhor idade, ou terceira idade? Conhecimento, profundo. Acerca de tudo. E qual é o animal símbolo do conhecimento? A coruja.Em culturas como o Japão, os índios principalmente do Estados Unidos consideram os velhos como sendo a fonte inesgotável de conhecimento e os que trazem os segredos da ancestralidade de um povo.





7a. fase - Morte.

Há muitos e muitos anos atrás, após as batalhas sangrentas que haviam, fossem essas batalhas por disputa de reino, poder, ouro, religião, este costumava frequentar os locais onde aconteciam estas batalhas, pois se alimenta de carne e de animais mortos, assim como o urubu (aqui no Brasil). Então ao vê-lo sem que essa situação estivesse presente, era um prenúncio de morte. Aliás em filmes de terror ainda são usados, por estarem em nossos inconscientes como sendo um ser que trás más notícias. Taí o bicho. Ele não é uma ave da fauna brasileira. Aqui o povo teme animais pretos em geral como prenúncio de mau agouro.







8a. Vida Além da Morte.

Nada como uma animal mitico para representar essa fase por dois motivos: o primeiro é que não é um animal existente em nosso mundo, portanto podemos duvidar. E segundo: nada como renascer das cinzas e nos tornar belos e vivos novamente e assim seguindo por muitos e muitos anos!






Em tempo: todas as fotos são do google imagens. Ia esquecendo....

14 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga

"A rosa, apaixonada pelo orvalho,
deixava-se banhar com alegria"...

Me identifiquei com alguns dos seus animais:
Tenho um pouco do nascimento em mim... gosto da cegonha... até hoje e poderia dizer que acredito nela... rsrsrs...
Goto demais de cachorrinhos pequeninos... filhotinhos... gatinhos... temos em casa dois... lindos são!!!
A infância ainda não se foi de mim... ainda bem!!!
Cavalos nem pensar... subi num uma só vez e pra sempre... a adolescência se foi, então pra mim!!!
Quanto a sua ilustração de Juventude e maturidade... eu me identifiquei demais... perfeito!!! A coruja então nem falar nada... tudo a ver... sou eu mesmo...

Vc escolheu muito bem, querida, cada animal. Foi originalíssima e isso me encanta!!! Parabéns!!!
Parabéns!!!
E falou um pouco de cada fase com expressividade... gostei muito!!!

DEUS MESMO SEJA A SUA RECOMPENSA no seu blog e na vida pessoal...

"Sorrateira assim...
Correndo pelos campos...
Orvalhados
Pés molhados...

Desejo que a encontre como acima dito, neste momento de encerramento da nossa BCFV...
Fique feliz e seja abençoada ricamente!!!
OBRIGADA POR TUDO...
Bjm de paz

Gina disse...

Elaine,
Li sua ressonância vinculada aos animais com um sorriso.
Muito criativo seu post e a escolha dos animais muito apropriada.
Fiquei com pena do husky siberiano. Deixa eu te contar um episódio que aconteceu com uma vizinha. A família tinha um husky lindo, cor de caramelo. Eles amavam esse cachorro, mas o dia que tiveram o primeiro filho, gerou um ciúme tão grande do cãozinho com o filho, que eles tiveram que doar para familiares. Bordei para o bebê um babador com o husky na cor. Quando estava pronto, vi o cão na sacada deles e notei que usei uma cor muito clara e fiz outro na cor mais parecida. A mãe disse que foi o melhor presente que o bebê recebeu, porque eternizou o husky no bordado.
Adorei seu post!
Essa coletiva está rendendo...rs!
Bjs.

Josy disse...

Elaine querida adorei sua ressonância, os animais que vc colocou em cada fase cairam perfeitamente bem à abordagem. Amei, parabéns, ficou perfeito, e vc disse tudo em poucas palavras. Muito bom.Bjokas

Calu Barros disse...

Elaine,
estou encantada com tua listagem.Totalmente sincrônica com as características animais e as fases da vida humana.Vc fez escolhas irretocáveis em cada uma e abrilhantou a final trazendo a majestosa feniz ressurgida em toda luz.Sensacional!Amei!
Parabéns, bjos,
Calu

soninha disse...

Perfeito!Muitos aplausos...bjs e votos de paz.

RUTE disse...

Como estou demorando um pouquinho mais do que o previsto, venho avisar que quero muito ler sua participação com atenção mas que de momento não disponho de tempo.
Peço desculpa.
Volto noutra hora.
Mas pelo que vi desde já, está SHOW! Obrigada pelo carinho e entrega às ressonâncias.
Rute

RUTE disse...

Voltei!!!
Estive lendo com atenção e apreciando as escolhas dos animais que simbolizam as várias fases.
Meu voto MAIOR vai para o cavalo, apesar de concordar com todas as outras opções.
Bravos Elaine. Sua participação está intocável, perfeitissima, de uma beleza rara.
Felizmente que você aceitou e trabalhou a ideia exemplarmente.
Realmente não há diferença entre animais e humanos. Somos tão iguais, temos sentimentos tão identicos, seguimos o mesmo processo de crescimento e maturidade...
Beijinhos mil para você.
Brevemente teremos mais participações, não deixe de visitar a lista. Aguardamos promessas.
Rute

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Olá querida bruxa! Mais um cafezinho,posso?Rsss. Obrigado pela dica do limão,é exato o ingrediente que eu não tinha em casa na hora. Eu amo gatos,mas não sei ser como eles,tão donos de sí e de sua vontade.Estou mais pra fase da maturidade.Realmente escolheste bem os animais e suas qualidades.Beijos!!

Cláudia Marques disse...

Olá Elaine
Está perfeita, a ligação que vc fez entre as fases da vida e os animais relacionados com elas. Muito bom, totalmente apropriado. Como apaixonada por gatos, não posso deixar de salientar da sua lista esse animal, apesar de eu neste preciso momento estar a sofrer pela despedida iminente de um dos meus amigos peludinhos, que se encontra muito doente. Mas enfim, depois de ter chorado muito qdo soube da doença, agora já me conformei, e tento proporcionar-lhe todo o conforto que ainda seja possível.
Até breve, tudo de bom pra você.
Bjs

Cláudia Marques disse...

Esqueci de dizer que a minha gata (tenho dois, um gato e uma gata) já caiu da janela duas vezes, precisamente porque adora ficar ali apanhando sol e vendo os pássaros, e quem sabe tentando apanhar algum... agora só a deixo estar na janela sob vigilância. :)
bjs

Zi Faleiro disse...

Olá querida! fiquei tocada com sua expressividade em tão poucas palvras e imagens que nos calam. Parabéns! bjs

Elaine Figueira disse...

Obrigada a todas pelos comentários, estou um pouquinho chocada com a partida da Welze, que não conheci, mas fiquei chocada! Que bom que gostaram.

Claudia, cuidado com os gatos em janelas, cair e quebrar ossos é bem dolorido para o animal e para o bolso do dono. Coloque telas assim que puder. Não entra insetos e vc protege seus gatos.

Obrigada Rute, sempre, por tudo.

Beijos as demais amigas

Lina disse...

Olá, Elaine!Só hoje pude ler com calma a tua participação, e que bem que ficou esta ressonância!Os animais foram escolhidos na perfeição, fiquei com muita pena do husk siberiano. Gosto muito do gato, acho que simboliza muito bem a adolescência, mas tem um quê de mistério também, acho que um gato jamais tem um dono, ele é que dono de alguém, ninguém o domina!
Bela ressonância, que enriqueceu mais a nossa colectiva.
Beijinhos

Lunna disse...

Amei muito essa relação com os nossos irmãos animais, me senti em cada foto, rsrs
A sensibilidade das palavras, te remete a inteligência de que foi escrita e compartilhada.
Se me permite estou carregando seu link para minha página do face.
Bençãos plenas querida amiga.
Beijinhos de luz.
Lua