sábado, 7 de maio de 2011

Blogagem Coletiva - Teia Ambiental - Alimentos orgânicos



foto: www.publicarparapartilhar.blogspot.com


Todo dia 07 de cada mês este Blog participa da Blogagem Coletiva. (veja mais detelhes no blog www.publicarparapartilhar.blogspot.com)

Então, vamos blogar, espero que as informações sejam úteis para você:

Os alimentos orgânicos têm uma maior vantagem sobre os convencionais tanto com relação aos valores dos nutrientes, quanto o valor da saùde das pessoas que fazem o manejo desses alimentos e do ambiente. Aqui incluo também, os animais para abate. Sou vegetariana e não concordo com nenhum tipo de abate para qualquer objetivo. Mas por estar mencionado alimentos orgânicos e esse assunto ainda é muito desconhecido para 90% dos brasileiros, incluo o sistema orgânico para animais, ovos, leite, mel etc. Conte peixes ok? São animais.

Esses animais para abate têm que passar pelo processo para que seus derivados sejam considerados orgânicos. Desconheço no Brasil, este sistema de criação.
E não apoio, pois sou vegana e maus tratos e crueldade para mim tem a ver com a exploração e morte de animais para consumo.




Estudos revelam que, das amostras retiradas de alimentos tanto convencional quanto orgânicos, para análise, descobriu-se uma grande quantidade de agrotóxicos (quantidade além da permitida por lei) e ainda, uma parte dessas amostras possuiam resíduos de agrotóxicos que são proibidos de serem utilizados pela legislação vigente, ou seja, além de veneno demais, tem venono proibido.

Alguns alimentos têm carga maior ainda de agrotóxicos, (como p.e. pimentão 64%) seguido dos morangos, uvas, cenouras, tomates, etc.

Então o que fazer? uma vez que esses produtos são mais caros em comparação aos outros, as pesquisas sugerem mudanças da alimentação, desde que façamos escolhas mais saudáveis.

Como é impossível ter todos os alimentos orgânicos (por enquanto) por serem mais caros ou raros, podemos optar por aqueles que estão na safra, ou por aqueles cujo alimento convencional tem muito mais parte toxica, como o pimentão por exemplo. Além disso, use sua voz! Solicite ao seu fornecedor. Existem nos supermercados o atendimento ao consumidor. Deixe sua contribuição lá. Isso já vai além das sacolas de plástico, não é? Pesquise em mercados e lojas, você descobrirá até produtos de limpeza orgânicos, assim como roupas de algodão etc.


E quais são essas vantagens tão faladas para o ambiente e para nós? Dê uma olhada:

- respeito à biodiversidade (alimentos orgânicos são produzidos em policultura, ou seja, não se planta somente alface, p.e. e sim muitas variedades e inclusive, frutas) Isso faz com que a biodiversidade seja respeitada e se mantenha equilibrada.

-as embalagens são economicamente sustentáveis e recicláveis condição para que seja um alimento genuinamente orgânico (quase nenhum alimento tem esse cuidado, observe)

- a forma de cultivo não prejudica o trabalhador da terra, pois não são utilizados pesticidas, agrotóxicos, etc E ainda, o cultivo orgânico beneficia o pequeno agricultor

- alimentos orgânicos são mais saborosos e mais nutritivos. Os valores de micronutrientes são muito maiores do que os convencionais

- não há envenenamento da água, pois a água desse tipo de cultura tem que ser pura, sem a adiçao de medicamentos ou produtos quimicos. Isso também quer dizer que a água utilizada na cultura orgânica, não arrasta para o solo resíduos tóxicos, com as chuvas, prejudicando não só o solo, como a água dos rios, cachoeiras, riachos, etc.

- proteção do solo na cultura convencional, as queimadas levam junto propriedades do solo fundamentais para o desenvolvimento das plantas, frutas e vegetais em geral.

- o sistema organico aumenta o tempo de qualidade nas prateleiras dos hortifrutis, reduzindo o desperdício de comida e trabalho, dando tempo certo para outra safra que não foi colhida crescer, desenvolver, pois a validade é maior desses produtos.

- você paga o verdadeiro custo da comida: alimentos saudáveis e realmente nutritivos.

- restaura a biodiversidade: borboletas, abelhas, e outros animis que fazem parte do ciclo de vida e polinização.

- nitratos são encontrados em muitos produtos industrializados ou alimentos convencionais São substâncias tóxicas para nosso organismo e provoca cancer de estomago. Há uma redução significativa dessa substância, nos alimentos orgânicos. Pesquise.

- alimentos orgânicos tem muito menos metais pesados que são extremamente tóxicos para o organismo, inclusive com relação ao cancer de estomago. Pesquise.

- protege as novas gerações contra a contaminação química,




Tomates orgânicos ou de longa duração foto Lar Encantado

- Esta forma de cultivo promove a economia de energia pois não se utiliza de produtos fósseis (gasolina, diesel), e sim de energias renováveis. É sustentável.

- A Certificação do produto orgânico é a garantia da forma que foi tratado até chegar ao consumidor.





No Brasil, procure por estes simbolos em todos os produtos.

Fontes:

imagens: google

www.institutophorte.com.br curso on line sobre alimentos integrais e orgânicos

Revista Galileu março/2011

www.vivacomorgânicos.com.br alimentos orgãnicos direto da horta para casa

14 comentários:

Ricardo disse...

Olá Elaine! Obrigado pelos comentários. Seja Bem-Vinda. Realmente precisamos nos adaptar a comsumir mais produtos orgânicos e naturais. Para o bem de nossa saúde. Para o bem do planeta.
Fuii!

RUTE disse...

Poxa!
Muito completo seu post, Elaine.
É importante referir que também há carne e peixe organica, assim como produtos de limpeza e roupa organica. As pessoas desconhecem que a maior parte da roupa de algodão que usam esteve sujeita a "n" pesticidas. Depois estranham as alergias de pele...
Vê se continua connosco na teia.
Sua presença é importante.
Beijinhos,
Rute

RUTE disse...

Voltei para lhe dar meu email:
irstubal@hotmail.com
fico aguardando o texto dos passarinhos, obrigada.

Anônimo disse...

Olá Elaine amiga da Teia,

Parabéns pela postagem, é de suma importância estes conhecimentos para benefício de todos.
E você abordou o tema de forma muito clara e compreensível.
Estava passeando pelo seu espaço e adorei!!!
Estou um pouco ausente da internet porque mudei de residência, só liguei o computador para publicar minha participação na nossa "Teia Ambiental" e visitar alguns espaços.
Ainda ficarei alguns dias ausentes, mas logo estarei de volta.
E seu espaço já me ganhou, inclusive o "Cantinho Vegetariano", ele é seu também?
Faz pouco tempo que mudei minha alimentação, não só por uma questão de saúde, mas muito mais por consciência.
Depois de assistir um vídeo muito grave, que me chocou muito do "Instituto Nina Rosa", que sentei com meu marido e meus filhos e conversamos á respeito.
E juntos em comum acordo, compreendemos a importância desta mudança alimentar.
E espaços como o seu, que nos estimulam e ajudam muito nesta nova visão de encontrar receitas que nos auxiliam.
Nossa irmã Rute também tem me ajudado muito nestes períodos de transição, porque não é fácil, nós adultos já trazemos conceitos errados da alimentação que são difíceis de mudar de uma hora para outra.
Com minhas crianças já foi bem mais fácil, pois desde bebês já procurei dar uma alimentação mais natural e saudável, portanto para eles excluir carne de seus pratos foi super natural.
Mas eu e meu marido estamos conseguindo, e quanto mais receitas e mais conhecimentos sobre preparo de diferentes pratos eu tiver, será bem mais fácil esta adaptação.
E estou bem motivada, pois esta casa que me mudei tem um belo quintal, aonde já estou começando a preparar várias hortinhas....e assim vou retirar minhas verduras e legumes do meu quintal.

Foi muito bom conversar contigo, desejo muita Luz e Paz em seu coração e logo voltarei para o mundo virtual(quando estiver tudo em ordem).
Um grande beijo e até breve!

Unknown disse...

Um show de postagem!Infelizmente é tão difícil encontrar produtos orgânicos.É uma lástima!bjs

Lina disse...

Olá, Elaine, gostei muito da sua mensagem, sobre os produtos orgânicos. Normalmente em alimentação é o que consumo mais. Não sabia que o pimentão tinha uma carga de agrotóxicos tão grande, foi bom saber. Agradeço também as suas palavras na minha mensagem, os morcegos também me encantaram muito, adorei saber que eles são guardiões de 2 bibliotecas antigas tão importantes. Estou a aprender muito com esta Teia, a pesquisar e a ler as postagens.
Sabes, eu também nasci em São Paulo e vim morar para Portugal com 19 anos. Gosto de matar as saudades, nem que seja virtualmente, com meus conterrâneos, por isso hei de voltar mais vezes.
Beijinhos verdes

Flora Maria disse...

Excelente sua postagem !!!
é disso que precisamos: gente informando, conscientizando, participando !
Muito importantes as informações que você colocou no seu texto.

Também sou vegetariana. Sei que somos uma minoria, mas, fio a fio, vamos criando uma forte e poderosa Teia Ambiental.

Muito bom ter você conosco !

Beijo

PS: meu computador está com problemas e não poderei mexer na minha postagem para colocar os links dos participantes.

Josy disse...

Elaine muito bom seu post de grande valia. Volte sempre aome cantinho, sera muito bem vinda, gostei muito do seu. Tenha um Feliz dia das Maes, e um ótimo fnal de semana..beijinhos

Unknown disse...

Amiga querida, vim retribuir a linda visita lá no CASA e te desejar um um final de domingo cheio de luz e muita paz!Parabéns pelo dia das mães minha querida.Obrigada pelo carinho de sempre!
bj
Valéria

Elaine Figueira disse...

Obrigada pelos comentários e pelo carinho recebido. Estou gostando muito de participar da Blogagem Coletiva.

Abraços a todos,

Elaine

Denise Carreiro disse...

Bons tempos aqueles quando podíamos ter hortas em nossos quintais! Há um tempo atrás pesquisei sobre o efeito dos agrotóxicos para o homem e fiquei horrorizada. Quantas formas de câncer eles provocam! Infelizmente o interesse econômico fala mais alto. Muita paz!

Strega Mamma disse...

Querida, sempre tão gentil ! Agradeço a visita, comentário e preocupação. Estamos "caminhando" ...parece que a onda desafiadora está querendo passar - para mim e para algumas/uns amigos também.Ainda não consegui me organizar pra participar dessa teia: muito importante pois conscientizadora. Mas tudo a seu tempo.Adorei a postagem, obrigada por "rspalhar informações " como estas.Bjs carinhosos.

Emanuel disse...

Concordo com a Denise. Bons tempos aqueles... Dentro do possível, ao menos cultivo minhas ervas.
Forte abraço!

Elaine Figueira disse...

Olá a todos,

Oi Lu, o Cantinho Vegetariano pertence a uma outra Elaine, muito competente. Adoro o Blog dela.

Strega Mama, acostumei com todos vocês, já fazem parte de minha familia, ainda que familia virtual.

Boa semana a todos, obrigada pelos comentários,

Elaine