quarta-feira, 7 de março de 2012

Blogagem Coletiva Teia Ambiental - sacolas plásticas, embalagens, pegada ecologica



Assunto desgastado e desgastante. Há muito eu já não usava sacolas plásticas, coisa de 2 anos antes de virar lei. Tudo por causa de um email sobre sufocamento de animais marinhos. Desde então declarei guerra às sacolas aqui em casa. E como ela é feita de plástico, declarei guerra às embalagens em geral.
Em outro email recente dizia  sobre o ganho dos donos de supermercados ao venderem sacolas plásticas oxibiodegradáveis. Falava  também  que os supermercados não se importavam com o restante dos produtos que vendiam como pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens plásticas  e outros tantos.
Já passei horas pesquisando e pensando em qual seria a melhor para o planeta: latas de refrigerante e cerveja ou garrafas pet? Claro que não cheguei a nenhuma conclusão satisfatória, por que não existe! Todas as embalagens gastam energia para serem recicladas ou para serem fabricadas.
Penso que não estamos vivendo numa época em precisamos reciclar. Já estamos vivendo numa época em que NÃO PODEMOS consumir o que não temos: tempo e recursos naturais em demasia.
Essa é a conclusão a que cheguei, tendo em vista a quantidade de gente que o planeta possui. E aí está o sufocamento! No consumo. Seja consciente ou inconsciente, o consume estrangula as reservas naturais do planeta e o sufoca!
Quando separo o lixo doméstico para reciclagem fico incomodada com a quantidade que levo semanalmente! Parece uma família de 20 pessoas! 70 por cento do lixo é plástico de embalagem!
Não adianta ser reciclável. Não há reciclagem para tantas garrafas pets e sacolas plásticas! E outros plásticos em geral, inclusive brinquedos, canetas, carros, eletrodomésticos. Não precisamos de propagandas para nos guiar no que precisamos comprar ou não, se é sacolas recicláveis ou retornáveis. Mesmo porque podemos levar as compras nas mãos, como já fiz várias vezes em que comprei poucos itens.
Nós mesmos temos que ter uma pegada ecológica mais suave.
Desde que acordamos, precisamos ter em mente ser mais ecológico. Nosso banho, o ventilador ligado, o aquecedor (para quem é do Hemisfério Norte :) A água que escorre do lavatório,  do banho, o café da manhã sendo feito na cozinha e colocado na mesa. . As luzes acesas. O carro na garagem. E pensar o que eu e minha família podemos fazer pelo ambiente? Façamos nossa parte! E aquele monte de gente que mencionei, cada um fazendo a sua parte, não sufocará o planeta! Dará a ele o carinho que merece.
Para o planeta, para aquelas pessoas que estão sem água como já mencionei nesta blogagem sobre água.

Foto: Elaine Figueira - Lar Encantado

Pequenos gestos, grandes resultados!

7 comentários:

Cláudia disse...

Adorei o teu post!
Tens toda a razão e parece ridiculo a quantidade de lixo plástico que levo para a reciclagem....
Eu sacos de plastico só uso mesmo para por os vários lixos... Quando vou às compras só uso sacos de pano que sao reutilizáveis e não se estragam.

Também gostava de fazer mais pelo ambiente pois a situação em que nos encontramos, preocupa-me e muito!

Beijocas

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

e vamos fazer a nossa parte...devagar os outros vão entrar nos eixos
bjs

Flora Maria disse...

Simplesmente sensacional sua postagem, Elaine !!!

É isso mesmo, e vivo falando para as pessoas que Reduzir e o mais importante.
Mas como reduzir com a enxurrada de ofertas que são despejadas diariamente sobre as pessoas ?

Para mim é fácil: só compro o que preciso, e reutilizo muito do que já tenho.
Por já ser uma senhora de certa idade, por morar num sítio, por estar mais preocupada com o Ser do que com o Ter, não vejo dificuldade em fugir das tentações consumistas !

A conclusão que v. chegou é óbvia e brilhante: já estamos no tempo de reduzir ! Parabéns !

Que essa sua postagem para a Teia Ambiental ajude a fortalecer essa idéia tão boa.

Beijo

Lina disse...

Oi, Elaine! Gostei muito do teu post, vê-se que você já está num nível de consciência ambiental muito mais alargado. Concordo inteiramente que esta luta precisa de todos os soldados para salvar o Planeta!
Beijinhos verdes

RUTE disse...

Elaine,

vou tentar hoje, enviar um mail para você, explicando em detalhe a BC Amor aos Pedaços.

Agora sua participação...
Amém, menina! É isso mesmo. Você sabe quais são os 6 R´s?
1ºR - Repensar (se quer adquirir)
2ºR - Recusar (o desnecessário)
3ºR - Reduzir (as necessidades)
4ºR - Reutilizar
5ºR - Recuperar
6ºR - Reciclar

Escrevi sobre isso em 2008 para o Jornal Ágora do Centro Comuntário, veja aqui neste link.
Bravos pelas suas palavras de despertar consciêncial.
Rute

Orvalho do céu disse...

Olá, querida
Fico a imaginar, lendo o seu post, como o meu papai tinha consciência ecológica há 50 anos atrás... como nos pedia pra não deixarmos luzes acesas e outros...
Belo post de conscientização!!!
Bjm de paz e ecológico

Elaine Figueira disse...

Olá queridas,

Obrigada pelos comentários. Às vezes tenho uns surtos, uns conflitos internos com relação a deterioração do planeta que me deixa louca!!

Espero que mais gente leia, tire suas conclusões, pesquisem, discutam, a fim de chegarmos a tomada de atitude que beneficie a todos.

Abraços