terça-feira, 30 de novembro de 2010

Limpeza ecologica da casa

Cassiopéia - http://www.veraloe.com.br/

selo de autenticação de produtos organicos


Lar, casa tem tudo a ver com limpeza certo? E como sou eco (graças aos Deuses)  imagine se eu não iria arranjar um jeito de fazer tudo de forma naturebas né? Há tempos tenho utilizado os produtos da cassiopéia que você encontra em restaurantes vegetarianos, e no site www.veraloe.com.br São Produtos que tem o selo IBD, não fazem mal ao ambiente, aos rios, oceanos à vida destes lugares citados (peixes, plantas, animais, etc). São também importantes para as pessoas que trabalham com os produtos quando são fabricados. Obviamente pesquisei até cansar, testei em casa (e isso eu tenho feito há tempos, porque tenho uma gata alérgica a tudo e como moro num local pequeno é fundamental escolher bem os tipos de cheiro e as substãncias que utilizo para limpeza) . Eu mesma efetuo a limpeza em casa e como já disse, gosto de fazer isso. Ah! Como por enquanto os preços desses produtos são mais caros, eu aconselho a investir, economizar no uso dos produtos (o que deveria ter sido feito há muito tempo com todos os produtos quimicos, não só o ecologicos mas isso é assunto para o outro blog) e a se utilizar de produtos como vinagre, bicarbonato de sódio, suco de limão (cuidado com as mãos que em contato com o sol dará manchas) e água quente. Tenho lavado louças, limpado fogão com água fervente + sabão comum ou de côco e as louças, azulejos ficam limpissimos, além de desinfetar a esponja que também poderá ser daquelas buchas vegetais que antigamente cresciam em qualquer jardim.
Aproveite, use a imaginação, existem 1000 formas de se fazer diferente, só precisamos dar uma chance de aprender coisas novas que sejam boas para nós, nossos amores e para o planeta.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela materia Elaine. Como é bom ver que a cada dia que passa mais e mais pessoas são conscientizadas através de pessoas como você sobre este assunto, especialmente sobre o impacto que produtos de limpeza tem na saúde das pessoas e no meio ambiente. Em geral a tendência é de não dar muita atenção ao mal dos produtos de limpeza químicos pois não é um produto que ingerimos (diretamente pela boca pelo menos, porém poucos percebem os gases quimicos e voláteis ingeridos através da respiração que vão se acumulando, até um dia...), e quando os descartamos, uma vez que desaparecem quando vão ralo abaixo, os esquecemos! Mas e depois, quem para pra pensar o que acontece com estes produtos? Na maioria dos municipios brasileiros (~55%, pela última pesquisa do IBGE) não há tratamento de esgoto. Então produtos como os de limpeza, químicos e nocivos na grande maioria, são despejados diretamente no meio ambiente, e acabam tendo grande impacto, desequilibrando os ecosistemas.
Quanto aos produtos de limpeza que você menciona, existe uma grande diferença entre os produtos biowash e os ecobril. A bom bril se aproveitou da atual onda verde e pratica nos produtos ecobril o conhecido 'greenwashing'. Quer dizer, eles se aproveitam da ignorancia do consumidor usando o apelo de produto verde através de grandes investimentos em marketing, mas em termos de formulação, o lava louças ecobril é a mesma do limpol - é só comparar os ingredientes no verso do rótulo. Um ou dois dos produtos da linha tem um ingrediente de origem vegetal e assim aproveitaram e tratam a linha inteira como natural, enquanto na verdade a maior parte da formulação de todos produtos da linha continua como a de um químico convencional. É só comparar os ingredientes no verso dos rótulos. Os produtos biowash pelo outro lado são certificados naturais pelo IBD. Quer dizer, estes sim são verdadeiramente ecológicos, pois a 100% da formulação é natural, de fontes renováveis, ou seja, não são utilizados ingredientes derivados de petróleo, tudo isto garantido pelo IBD. Sendo assim, álém de realmente proteger a saúde do usuário, quando despejados no meio ambiente, rápidamente se biodegradam, pois toda a formulação, sendo natural, é facilmente assimilida pelos microorganismos na natureza que se encarregam da biodegradação.

Elaine Figueira disse...

Obrigada a você pelo comentário. Acredito que dentre muitas formas da gente ajudar o planeta, uma delas é consumo dentro de casa, e também a promoção da cozinha verde, onde tudo começa, onde tudo acontece.Lá encontraremos as crianças, os empregados que serão os multiplicadores dos ensinamentos em suas comunidades, etc.

Green Womyn disse...

eu tenho usado esse detergente da bombril... acho legal que tem um refil!