sábado, 30 de abril de 2011

Samhain


Google imagens
Pensei em visitar um por um para cumprimentar,  mas felizmente são tantos que resolvi postar algo a respeito desse Sabbat.


Como muitos sabem, Samhain (sou en) é o Ano Novo dos pagãos. Pagãos são pessoas como todo mundo, só que realmente se importam: percebem e  honram a natureza, não fazem mal para uma mosca, comemoram as entradas de novas estações e luas cheias, minguantes. Sentem tristeza pela poluição dos rios, choram ao ver a derrubada insana de árvores para motivo fútil,  todos os meses do ano. Muitos são engajados em proteção aos animais. à proteção das mulheres,  e ao meio ambiente e outras causas. .
Ou seja, estamos todos por ai. Temos familias,famiiias pagãs (como a minha) trabalhamos para pagarmos nossas contas, temos filhos na escola, igual a todo mundo. Sem mistérios, sem mentiras. 
E para renovar o ano, Samhain chega junto com o inverno, e nos faz pensar sobre a vida e a morte. A morte tem como início (é sim, início) o renascimento, o descanço, a renovação.
Celebramos nossos ancestrais queridos, ancestrais parentes, ancestrais do paganismo, e outros. Toda mudança de ano procuramos também,  sabedoria através de meditações, tarô, bolas de cristal,  visando nosso autoconhecimento e objetivando sempre sermos pessoas melhores a cada instante de nossas vidas.
Não colocarei a parte liturgica e simbolica, pois podemos pesquisar por muitos blogs de meus amigos e irmãos pagãos, mas sei que a energia deste dia nos modifica por completo, nos tornando seres humanos mais humanos.


A todos que celebram pelo Hemisfério Sul: Bençãos de Samhain
E a todos que celebram pelo Hemisfério Norte: Bençãos de Beltane.

Um comentário:

RUTE disse...

Engraçado que no Domingo de manhá estive analisando o pentagrama humano e revisitei esse simbolo aí, a estrela de 5 pontas.
Muito bom o texto.
Desconhecia grande parte da informação que vc postou.
Mais beijinhos,
Rute