segunda-feira, 25 de julho de 2011

Roupa suja se lava em casa

Não é curiosa essa frase quando usada para pessoas que estão brigando, ou trocando ofensas e revelando segredos umas das outras. Tem também essa: "Para lavar roupas temos que separar as brancas das coloridas" Ah! essas frases feitas, semelhantes aos bordões de músicas!


Eu tenho lingerie branca, guardanapos brancos, panos de prato brancos. E ai? Coloco tudo junto? Não, claro. Na máquina colocamos roupas de acordo com o tipo de tecido, tipo de roupa, tipo de sujeira e cores de tecidos.E também a FUNÇÃO da roupa. Não é assim que vocês lavam? Eu lavo tudo na minha máquina, só que cada caso é um caso :-). Lavar roupas em casa é uma atitude econômica e ecológica (só faltavam as placas solares para serem mais ainda, juntamente com o aproveitamento da água da chuva). 


Panos de pratos (eu uso todos os dias um e às vezes mais de um). Eu os coloco todos juntos para lavar. Mas junto com toalhas de mesa e jogos americanos SE o tecido comportar o tipo de sabão. Deixo-os de molho no sabão em pó (geralmente ecológico), esfrego de vez em quando. O sabão utilizado pode ser líquido também. Use menos, esfregue um pouquinho mais, não será trabalho nenhum, você ajuda a natureza e não é todo dia. 


Toda roupa de jeans é lavada junto. Fecho os botões, velcros, feixes eclair. 
 E se não solta tinta, junto irão calças de brim, saias e os  shorts de tactell (assim que escreve?) 


Roupas de cama e banho dos quartos, com o mesmo tipo de tecido e sujeira. 


Basicamente todas as minhas roupas ficam de molho no sabão em pó, ou no sabão de côco, ou líquido (aquele for mais barato e ecológico) no tanque com produtos a base de água oxigenada (alvejante para roupas coloridas) ou com água sanitária (meias brancas por exemplo. Em casa temos muitas).  


Depois eu passo para máquina no programa rápido (19 min), SEM sabão, para que sejam lavadas e delas retiradas todo o resíduo. O sabão quando seca, junto com a roupa, se espalha pelo ar como pó,  em partículas, poluindo também, nossa casa. E o excesso vai para os rios, poluindo as águas.
Coloco o amaciante (ecologico) e estendo no varal. Não lavo na máquina: cobertores e toalhas de banho dos gatos e panos de chão. Lavo tudo separadamente.


E para secar? Não tenho máquina de secar, minha casa (apartamento) é bem ventilado, mesmo sendo pequeno. Está sempre arejada e isso ajuda a secar a roupa do varal.


Para tirar a sujeira, deixo os panos de chão no molho das toalhas e lençóis. (aproveito o sabão) e acrescento água sanitária (poucas vezes utilizo este produto). Se a água está menos suja, deixo os cobertores dos gatos, aproveitando o sabão, depois enxáguo com água limpa e às vezes coloco amaciante ou um pouquinho de vinagre (amacia, desinfeta). Torço bem, deixo escorrer e estendo no varal que tenho do lado de fora do apartamento. O dia está feio? Não lavo roupas. Deixo para os dias quentes e secos e as mantenho dentro do cesto secas, enquanto não lavar.


FOTO: Lar Encantado


Foto LAR ENCANTADO 
E depois de tudo? Lavo bem o tanque, o azulejo e a torneira do tanque. Uma vez por semana esfrego a máquina de lavar roupas por dentro com uma escova e  um pouco de água sanitária, limpo o filtro e faço um enxágue. Deixo aberta para secar,  depois fecho. Só na semana que vem.

2 comentários:

soninha disse...

Maravilha de post. Saber utilizar este bem tão precioso, é preciso.Um cheiro da vó soninha.(tenho 04 netas e um neto,...e mais alguns virtuais..rs)

Ana Regiane Ivanski disse...

Oie!!

Adorei a criatividade com que você lida as questões do dia a dia.

Obrigada por dividir dicas tão bacanas!!

Adoraria receber sua visita lá no Casa Com Decoração.
uma ótima quarta-feira!
beijos
Regiane