segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tempura

Eu adoro tempurá! São vendidos nas feiras e restaurantes japoneses. Na verdade tempurá é essa massa crocante e saborosa que envolve legumes ou camarão ou outros alimentos. Essa receita adaptei depois que li no livro Le Cordon Bleu, de técnicas culinárias que meu filho pegou na faculdade.


Corte legumes como se fossem palitos (à juliene). A receita pedia abobrinha, cenoura e batata. Faça uma massa muito parecida com panqueca, mas grossa, com sal (nada de açúcar) e mergulhe os palitos de legumes crus. Frite em óleo de canola quente, não frio nem fervente e deixe dourar.
A massa contem: farinha de trigo, sal, um ovo, um pouquinho de fermento, leite ou água. Ficaram sequinhos, escorri no papel toalha e acrescentei shoyu. A receito do Cordon Bleu não se chama tempura, mas é identica!


Achou difícil cortar à juliene? Rale os legumes de sua preferência em cima da massa, frite as colheradas.


Hummm! Delicioso lanche ou almoço quando você não quer fazer muitos pratos.

7 comentários:

Lina disse...

Olá, Elaine!Gostei muito dessa receita, deve ficar óptima com o molho de soja!
Beijinhos

remall disse...

ficou mesmo com uma cara boa, facinho de fazer já que sei cortar a juliene, e leve.
vou experimentar.

boa semana feliz.

Anônimo disse...

Elaine querida,

Gostei desta receita, achei bem simples e fácil de fazer....qualquer dia vou experimentar.
Acho que berinjela picada em cubos também ficaria bom não?

Um grande beijo em seu coração!!!

Maria L Filipe disse...

Oi Elaine :))
Adoro estes fritos. Temos um em Portugal que são os Peixinhos da Horta, que são Feijões Verde pré-cozidos e depois passam-se num polme, idêntico à tempura e fritam-se!!! Adoro!!!
Mas, na tua receita, fui pesquisar o óleo de canola, e parece.me que não tem boa reputação!!
Mas obrigada pela sugestão :) nham nham
Beijinho, Lu

Cristina Altheia Bortoli disse...

Oi, querida, amo tempura, mas as massas que eu testei ficaram meio duras depois de frito. Outra dificuldade é na hora de fritar, gosto quando ficam vários legumes juntos, então a opção de ralar me abriu uma nova oportunidade, deve ficar delicioso.

Beijos, Cris.

Te disse...

Isso é coisa que nunca comi mas tenho de experimentar.

Beijinho.

soninha disse...

parecem deliciosos...vou tentar...rs.bjs e paz.