domingo, 15 de janeiro de 2012

Projeto de emagrecimento

Estou num projeto de emagrecimento e atividade física, que pretendo levar até o fim. 
Tenho para isso, pesquisado, meditado, estudado bastante a fim de trazer para os meus leitores inclusive, dicas de atividade física. Como todos já sabem é minha formação e  pretendo seguir, após a aposentadoria, a carreira de personal trainer, principalmente de pessoas que já tiveram  cardiopatias, síndrome metabólicas, etc.
Além de ser  um assunto que me interessa muito, necessito fazer mais atividade física. Então como todos somos blogueiros e passamos algum tempo na frente do computador, pensei em passar dicas para uma vida além do vídeo, mais saudável. 


Como não tenho tempo para ir à academia e por vezes, acho um pouco claustrofóbico aquele espaço, resolvi malhar em casa. Se você têm a o oportunidade e gosta de academia, não deixe de ir, pegue essas dicas e faça-as quando não vai à academia, por qualquer motivo. Mas lembre-se que um profissional de educação física é apto a ajudar e orientar você.


Estou fazendo caminhadas dia sim, dia não, assim que amanhece. Acordo, coloco meu tenis, roupa apropriada e vou caminhar no meu condomínio por 1 hora no máximo. As caminhadas são vigorosas, sem pausa, tomando cuidado para não tropeçar. O horário foi escolhido porque tem menos gente transitando pelo espaço do condominio. Não faz calor nem frio e posso meditar. Por ser muito cedo (início por volta de 5:00hs ou 5:30hs) não tomo café da manhã, tomo um pouco de água.


A desvantagem maior nessa escolha é que pode chover durante o horário que escolhi e com isso, deixarei de fazer naquele dia. 
A vantagem: pouco calor por estarmos no verão, silencio total no trajeto (coisa que aprecio). É uma atividade física muito saudável e economicamente viável. Talvez a campeã.
Então a maior dica é faça caminhadas da forma que gostar, sempre com tênis apropriado e meias de algodão, que dão firmeza aos pés e absorvem o suor


Ao chegar, tomo um café da manhã com leite de soja, café, adoçante, pão integral ou pãozinho na chapa, como frutas. Olho na geladeira e vejo qual delas é a melhor naquele instante. Não mudo o cardápio para não cansar a minha beleza indo todos os dias comprar alimentos só porque tem que mudar. Eu tomo café com leite (agora só de soja, veja a dica aqui) há quase 50 anos. Algumas dietas nas revistas viraram o meus armários, geladeira de penas pro ar! O que se como num dia não pode comer no outro! Só charme não é? O colorido sou eu que faço, assim incluo minha família. Acredito que comer bem tem que ser pra sempre e perder peso com saúde também. Então olho qual a fruta que quero comer. Cada dia escolho um em casa, sei que as mais doces têm que ter consumo moderado (uvas, abacate, etc). Tenho uma tabela de energia que DE VEZ EM QUANDO, consulto. Sem loucuras, sem frenesi. 


Almejo perder um quilo ou dois por mês. 



11 comentários:

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Estou nessa também, mas nao tenho muita disciplina, o oleo de coco me ajuda a conter os doces

Lina disse...

Olá, Elaine!Boa dica!Só que não consigo acordar tão cedo...sou mais coruja!Mas concordo que temos de nos alimentar bem mas sem cardápios muito rígidos, procurando restringir o que nos faz mal e a atividade física é fundamental!
Beijinhos

Unknown disse...

Vá em frente e...boa sorte!beijinhos de luz.

Orvalho do céu disse...

Olá,querida
E vamos prosseguindo em vista de uma vida com qualidade em todos os níveis do nosso ser...
Bjm de paz e alegria

Josy disse...

Olá Elaine minha querida, dou o maior apoio a vc, e espero que vc consiga seguir em frente e perder os quilinhos indesejáveis. Estou acima do peso também e sempre gostei de caminhar, a caminhada é um excelente exercício para a perda do peso, além de fazer muito bem à saúde. E eu precisava urgente voltar fazer caminhada, mas estou entre a cruz e a espada. Estou com um esporão no pé a 1 mês, preciso voltar a caminhar para perder peso e ajudar na cura do esporão, mas não consigo caminhar uma quadra por conta da dor lancinante que tenho no pé. Não sei o que fazer. Mas estou evitando refeiçãoes gordurosas e calóricas. Boa sorte amiga. Vou torcer por vc. Bjos ótima semana

Bel Alves disse...

Oi...também estou fazendo isso, tenho o simulador em casa, aproveito para escutar meu cd de inglês(urggggg, mas preciso)e fim de semana saio com o maridex ao ar livre.Na piscina também caminho, quando saio me atiro no sofá e não tem ninguém que me tira de tão cansada que fico.Estou comendo mais vezes ao dia e muita água.As frutinhas estão no intervalo e não bebo nada no almoço...tem ajudado...
Paz e bem

Cláudia disse...

Como tens visto lá no blog, eu é com a bicicleta em casa... =)

Apesar de não perder peso, noto bem em relação ao meu "volume"!

Quero-te desejar muita força para esta etapa! Pode custar de início mas depois ficas viciada e com vontade de mais! =)

Então quando vires resultados... Ui ui! =)

Beijocas

RUTE disse...

Emagrecer devagar faz muito bem ao organismo. Nada de choques de emagrecimento, nem produtos quimicos.

Assim que a Primavera chegar por aqui também quero recomeçar minhas caminhadas na praia. Agora é impossivel. Está um frio tremendo! Só apetece ficar em casa , tapada com o cobertor.

Passa lá no PPP, publiquei um chá de emagrecimento.
Beijinhos.
Rute

Marites Rehermann disse...

Bom dia amiga, amei suas dicas, também estou na luta para perder uns quilos, porém, não disponho de tempo para fazer atividade física...Mas valeu muito a dica de fazer um esforço e acordar cedinho!!
Tenha uma bela semana!!
Mari

Cláudia disse...

Tens um mimo para ti no meu blog =)

Beijocas

Elaine Figueira disse...

Queridissimas, estou muito animada, e tenho que me manter assim, pois já escorreguei no regime e a chuva não pára em São Paulo, e não posso caminhar. Então já viram: tédio.

Obrigada por todas as palavras de incentivo e carinho.

Abraços