quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Para refletir


foto GOOGLE IMAGENS


Estamos rumo ao final de ano civil e início de outro, totalmente novo.

Há tantas coisas a fazer, tantas festas, comemorações, amigos me visitando e vice versa. Ai recebi um email muito interessante sobre esse filósofo do século 17. Sua obra mais famosa é Ethica. Vale se aprofundar e pesquisar sobre ele.

Nos faz pensar e refletir, ou no mínimo adquirir cultura.

DEUS, segundo BARUCH SPINOZA - sec. 17

“Pára de ficar rezando e batendo no peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.

Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

Pára de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.

O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho... Não me encontrarás em nenhum livro!

Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?

Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.

Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti? Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.

Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.

Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro.

Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho. Vive como se não o houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.

E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não. Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste... Do que mais gostaste? O que aprendeste?

Pára de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim.Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

Pára de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja?

Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam. Tu te sentes grato?

Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas. Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações?

Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro... aí é que estou, batendo em ti.

18 comentários:

Calu Barros disse...

Elaine,
não cabem mais palavras diante destas irrefutáveis verdades que desvelam os véus , quebram algemas impostas, revelam a essência do Uno -Criador.
Obrigada pela maravilhosa partilhar desta fantástica teoria.Aprendi muitíssimo.

Desejo-te um Natal abençoado e cheio de alegrias junto aos teus familiares e amigos.Feliz Natal!
Bjos,
Calu

remall disse...

Posso não concordar com tanta coisa que está escrita e ao mesmo tempo tanta coisa é o que acredito.
Mas o que importou nesse texto para mim, que no final , se resumiu ao que eu acredito.
Eu sou uma parte do criador e todos nós juntos, nos amando e respeitando, formamos a força maior.
Não procure nada além de você mesmo, tudo, mas tudo mesmo, está dentro de nós.

Lindo texto, reflexão perfeita, simples e complexa ao mesmo tempo, cabe a cada um dar o entendimento e o devido valor a cada parte.
Gostei muito.

Muita luz para vc

RUTE disse...

Quantas verdades.
Também não entendo porque as pessoas pedem tudo para Deus, inclusive perdão quando voltam a fazer tudo de novo e esforço algum fazem para melhorar.

Vale a pena reflectir sobre esta mensagem, e começar a nos responsabilizarmos pelo que somos, fazemos e queremos ser. A força está dentro de nós, o Deus está dentro de nós, é a energia vital que nos anima. Purificar depende unica e exclusivamente de nós.

Bem visto.
Condiz com o que eu penso e defendo.
Beijinhos.
Rute

Lys Gaia disse...

O que mais dizer depois desse belo texto? Apenas que concordo!!!

Bel Alves disse...

É algo para se pensar e reler várias vezes...Dúvidas são cruéis e isso precisamos para sempre ter elas...
Amor, fé e esperança renascida nos olhos
de uma criança!Feliz Natal!
Paz e bem

Especialmente Gaspas disse...

Passei para desejar Feliz Natal :)

Betty Gaeta disse...

Oi Elaine,
Estou fazendo as malas para viajar amanhã cedo, mas não podia deixar de passar aqui.
Desejo a vc um Feliz Natal e que todos os seus desejos se realizem em 2012. Espero que possamos estar juntas aqui na net em 2012!
Beijos 1000 e um ótimo restinho de semana para vc.

www.gosto-disto.com

soninha disse...

Bela mensagem,riquíssima.
Estive ausente por conta do acidente do meu filho, estou retornando devagarinho...beijos.

Josy disse...

Que belo texto Elaine, realmente temos que viver como se não houvesse amanha, e aproveitar cada minuto de nossas vidas. Aproveito a oportunidade para desejar a voce e sua familia um Natal maravilhoso e um Ano Novo abençoado, repleto de sáude, paz e harmonia

remall disse...

Elaine,

feliz noite feliz....

muita luz, energia, saúde, amor e paz.

Sandra Mitsue disse...

Elaine...Linda relexão...Adorei!

♥ Vim desejar um Ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa caixinha de sonhos nos faz acreditar.Que esse novo ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o nosso mundo.E agradeço sua companhia e seu carinho durante esse ano que termina.
Que você tenha um

" Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo "
Beijos!
San.... ♥

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Feliz Natal com muito Amor e Carinho!

Lu disse...

Oi Elaine,Feliz Natal!!
Que texto maravilhoso obrigado por dividir.
Beijo Lu.

Evanir disse...

Ao término deste ano, onde os sentimentos de fé e esperança renovam-se,
rogamos a Deus que abençoe todos nos, que ilumine nosso caminho,
afastando de todos nós o pensamento de desesperança e de descrédito em nosso semelhante.
Tenhamos força e tranqüilidade para enfrentarmos as tormentas
que hão de vir e que os sentimentos de coragem,
superação e justiça possam estar presentes em nossos novos dias de 2012.
Que nossa amizade seja cada dia mais profunda e de entendimento e carinho.
Um Feliz Ano Novo Para Você.
Para todos nos.
Beijos no coração.
Evanir

Strega Mamma disse...

Querida, texto maravilhoso. Este ano vivnciei com intensidade esta certeza de que os Deuses estavam dentro de mim e foi o que me deu forças e aconchego nos momentos em que parecia que tudo era muito, muito grande, intenso, intransponível, insuportável...confesso que estou bastante cansada fisicamente - foi muito intenso e forte, mas as coisas estão começando a clarear...o que ainda me atrapalha muito é a catarata que me limita a leitura dos conteúdos ( mas como sou teimosa, copio, amplio a letra ...dá um pouco mais de trabalho,mas não abro mão de textos como o que postou .)Os comentários são postados com ajuda ( pego "olhos emprestados" para poder fazê-lo, por enquanto !)Começando o ano farei os exames ( caramba, quantos !!!) e tirarei estes véus que a idade nos traz, mas a modernidade nos livra deles !!!).
Que este ano de 2012 seja muito especial para você e todos os seus queridos.
Um grande e carinhos beijo, um abraço muito apertado e muito obrigada pelas visitinhas e palavras tão ternas que sempre iluminam a minha vida.
Com as Bênçãos Dela,sempre ! Liz

Strega Mamma disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Elaine Figueira disse...

Obrigada por todas as visitas e palavras tão gentis e os feedback do texto. Adorei ter todas como amigas este ano que já está no fim. Aprendi tanta coisa, recebi tanto carinho!

Strega Mamma, estarei pedindo a Deusa por sua saúde, que se recupere logo, eu sinto saudades de suas postagens tão lindas e profundas!

Fio Norte disse...

Espero que tenhas um ano muito feliz...