terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gatos e grávidas




Mito: É proibido conviver com gatos durante a gestação.
                                                                                       

   A toxoplasmose, doença causada por um protozoário encontrado nas fezes dos gatos, pode causar sequelas auditivas, oculares e neurológicas na criança, além de aumentar o risco de aborto. No entanto, com alguns cuidados, as gestantes podem manter contato com os felinos. Recomenda- se que outra pessoa faça diariamente a limpeza das caixas de areia dos gatos. O responsável pela tarefa precisa usar luvas e lavar bem as mãos. Deve-se também evitar carne mal passada e lavar bem frutas e verduras antes de comer. Se for trabalhar no jardim, a gestante deve usar luvas ao lidar com a terra. Isso tudo vale para as grávidas que ainda não são imunes. “Durante os exames do pré-natal, muita gente descobre que já teve toxoplasmose. Se a mulher já teve a doença, não vai ter mais”, afirma a ginecologista Simone Trojan Franco, assessora obstétrica do programa de Gestão de Doenças Crônicas do Fleury.   

Esta foto é muito bonita e o assunto tem que ser muito conversado, pois é grande a quantidade de gatos que vão para as ruas quando a dona ou uma mulher da familia,  fica grávida. E isso é maus tratos. Além de entupir a casa dos protetores de animais, ou agravos a saúde pública, pois os abandonados ficam sem vacinas, controle, morrem atropelados podendo causar acidentes nas vias públicas. A meu ver isso é importante e sério. Preconceito e ignorância prejudicam a evolução da humanidade e causam dor aos animais e protetores. 

Fonte:

http://www.institutoninarosa.org.br/
 http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/RevistaOnline/Pages/23-11-perguntas-e-respostas.aspx 

9 comentários:

Cláudia disse...

Não tenho gatos nem estou grávida mas dá sempre jeito andar informada! =)

Beijocas

Strega Mamma disse...

Oi,Querida ! Prefiro os cães aos gatos...mas achei muito importante este post, pena que a foto não está abrindo...
Bjs miados !

Lys Gaia disse...

Essa é uma das maiores ignorância cometidas contra os gatos, ignorância no seu significado mais profundo, até mesmo médicos propagam essas inverdades, fico até com pena de algumas grávidas que tem gatos e que ficam culpadas quando mantêm os bichanos tamanha é a lavagem cerebral, fora ignorância, não podemos deixar essa ignorância virar maus-tratos!

Sheila do Blog Passarinhos no Telhado disse...

Oie!
Obrigada pela visita e pelo gentil comentário! Para me seguir a lista está no rodapé do blog.
Grande beijo! :)

Marites Rehermann disse...

Bom dia querida amiga, adorei seu espaço, é simplesmente maravilhoso!! Voltarei sempre por aqui, adorei as postagens e amoooooo demais os gatos, mais ainda do que os cães, rsrsrs. No momento só tenho a Morgana, pois por falta de tempo não posso ter outros amigos em casa, mas ela é muito amada e é considerada um membro da família. Me faz tão bem ver a felicidade dela quando chego em casa! Ela é minha vida!! Desejo pra você muita luz e paz neste ano que se inicia.
Beijos
Mari

soninha disse...

Não é mito,querida.A gestante realmente corre riscos.
Mas,daí a jogar os bichanos na rua, já se trata de uma atitude desumana e irraconal.
Há tantos abrigos temporários para animais...
beijinhos de paz.

Elaine Figueira disse...

Oi pessoas, obrigada pelo carinho.

Strega Mamma, tente outra vez que agora abre...rs.

Soninha, só corremos riscos quando não temos higiene. É cientificamente provado que o gato expele nas feses uma unica vez em sua vida o protozoário. Se a gestante ou qualquer outra pessoa comer as feses, terá toxoplasmose. O que acontece é que frutas, verduras, legumes e mãos mal lavadas podem conter esse protozoário quando adquiridos em locais como chácaras e outros, onde pode haver falta de higiene.

Abraços

Diogo disse...

Boa noite,
eu estou com uma dúvida pertinente.
A minha mulher é imune à toxoplasmose, no entanto já uma amiga já nos disse que ela não pode ter o gato (um siamês que deita muito pêlo) ao colo. segundo o que li não há problema, mas como a insistência é muita surgiu uma dúvida.
abraços.

Elaine Figueira disse...

Diogo

Como foi dito, acredite, o protozoário e eliminado somente uma vez na vida pelo gato, geralmente gato abandonado e sem cuidados que vagueiam pelas hortas. Chamamos de animais sem controle, que não são vermifugados, não têm controle do que comem/bebem, etc. E depois, as verduras e legumes mal lavados, podem chegar a qualquer pessoa que as comer, sejam grávidas ou não. As pessoas têm que ingerir esse protozoário eliminado uma vez na vida pelo gato, sem controle. Entende como é impossivel? Seu gato nada fará de mal a sua esposa, com relação à toxoplasmose. Consulte um veterinário experiente e sério. Espero ter ajudado.