terça-feira, 22 de maio de 2012

Proteína de soja

FOTO LAR ENCANTADO
Esta base serve  para molhos que vão tomates para massas, picadinhos, recheios de esfirras,   ou para comer assim mesmo com salada e pão francês como o lanche "buraco quente" ou  integral. Ufa! fica muito bom gente! Tem algumas receitas no blog que mencionei nesta postagem. Esta foto está apetitosas

Você precisará de:

- proteína de soja texturizada (DÊ PREFERÊNCIA Á ORGANICA, NÃO TRANSGÊNICA) miúda,  hidratada em caldo de legumes ou água morna filtrada, por 15 minutos (costumo usar a marca Mãe Terra). 200 g de proteína de soja, utilizo 200 ml de caldo de legumes que tenho congelado,  ou água morna e mais uma colher de sopa de vinagre. Uso o de maçã.
- tomates sem sementes,ou molho de tomate feito em casa,  ou tomates pelados ou em cubos de lata
- óleo de girassol, ou de coco ou azeite mais ou menos 3 colheres de sopa
- 1 cebola média picadinha
- ervas aromáticas  - quantidade necessária à gosto
- alho a gosto
- sal e pimenta quantidade necessária
Opcional: azeitonas, ervilhas, milho. Acrescente creme de leite de soja e terá  este estrogonofe

Após hidratar a soja escorra a água,  coloque em uma panela com a cebola, o alho, os tomates picados e o óleo. Deixe refogar em fogo baixo até que os tomates se desmanchem ou os temperos comecem a cheirar. Acrescente sal e pimenta. Acrescente manjericão para um molho excelente para qualquer massa. Ou orégano, salvia, salsa e cebolinha, podem ser desidratadas (eu uso) e o resultando é ótimo.

Nota: Uso somente  água filtrada em qualquer receita para que não haja gosto de cloro ou outros produtos químicos que alteram o sabor da comida. . Além disso, é ecológico investir num bom filtro de água. Não como nada que tenha alimentos transgênicos. Faço opções por produtos orgânicos. Vale o investimento. Experimente. 

Um comentário:

Cláudia disse...

Gosto tanto de fazer a soja para a bolonhesa, lasanha ou hamburguers =)
Muito bom!

Beijocas