quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Limpeza da casa



Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/limpeza-casa-solucoes-naturais-economiza-muito-preserva-meio-ambiente-693788.shtml

Achei maravilhosa esta notícia neste site que gosto muito e sempre consulto.
Para comemorar minha volta às postagens, espero que gostem. Achei muito interessante, algumas coisas eu já fiz ou faço e dá certo.

Vinagre, suco de limão e bicarbonato de sódio: com esse trio nas mãos, você ataca de mofo, limo e manchas a gordura, entupimento e odores fortes. Ele tem propriedades bactericidas, abrasivas e ácidas tão eficientes quanto os produtos industrializados, mas com a vantagem de não agredir a nossa saúde nem o meio ambiente. "O multiúso e o detergente contêm fosfato na fórmula, um elemento que facilita a remoção da gordura. Em excesso, porém, ele causa a eutrofização da água - processo que leva ao crescimento exagerado de algas e micro-organismos e, consequentemente, ao desequilíbrio ecológico", explica Márcio Augusto Araújo, consultor de ecoprodutos do Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (SP). 

Embora no Brasil a quantidade de fosfato seja controlada, imagine o efeito provocado quando milhões de pessoas usam os produtos indiscriminadamente. "Os itens industrializados podem ser rastrea­dos, mas pior mesmo são os fabricados em `fundo de quintal’, que muita gente compra sem conhecer a fórmula e os efeitos colaterais", diz o pesquisador Maurício Waldman (SP), autor do Guia Ecológico Doméstico (Ed. Contexto). Além das alergias na pele, podem ocorrer intoxicações causadas pelo forte odor e até envenenamento de animais domésticos. Abra mão também de detergentes, solventes e ceras que contenham compostos voláteis, cloro ou formaldeído, pois poluem o ar e provocam problemas respiratórios. 

CONSUMO CONSCIENTE 
Nas prateleiras dos supermercados já existem vários materiais de limpeza ecológicos, isentos de agentes químicos agressivos ou com o seu teor reduzido. Portanto, ao optar pelos industrializados, prefira os de baixo impacto ambiental. Maurício ressalta que é fundamental mudarmos os nossos hábitos de consumo. "As pessoas acham que basta limpar bem. Mas a ideia é sujar menos para dispor de uma quantidade menor de produtos químicos em casa, pois eles poluem os rios e matam os peixes. A água da máquina de lavar roupas que já tem sabão, por exemplo, é perfeita para higienizar o vaso sanitário ou tirar a sujeira do quintal", ensina. 

PRODUTOS SEM QUÍMICA 
Na hora de limpar a casa, use estas receitas que garantem um ótimo resultado a baixo custo, não fazem mal à saúde nem poluem o ambiente 

Vinagre 
Com alta concentração de ácido acético, o líquido funciona como um potente desinfetante e desengordurante. Os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã. 

Antimofo 
Remova esse odor desagradável do armário limpando-o com um pano mbebido na mistura de 3 litros de água quente com 1 ou 2 colheres (sopa) de vinagre branco. 

Fim da gordura 
Ponha um pouco de vinagre puro sobre a gordura do fogão, deixe agir por um minuto e limpe. 

Rejunte branquinho Aplique vinagre puro com uma escovinha de dentes no rejunte do azulejo. Aguarde pelo menos duas horas para enxaguar com água. A dica também vale para limpar aquela parede com marcas de móveis ou de sapatos. 

Brilho em vidros e espelhos 
Dissolva 1 parte de vinagre em 4 de água quente e limpe essas superfícies. Os vidros ficam ainda mais transparentes! 

Tapetes e carpetes novinhos 
Para limpar essas peças, aplique uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água. 

Amaciante 
Substitua o produto convencional por 1/2 copo de vinagre no último enxágue da roupa. Ela fica supermacia... 

Bicarbonato de sódio 
À base de dióxido de carbono e hidróxido de sódio, o bicarbonato é bactericida e uma excelente alternativa para os produtos de limpeza abrasivos. Use-o, sempre com luvas, na limpeza da cozinha e para afastar odores desagradáveis. 

Forno brilhante Molhe um pano macio numa mistura de 1/2 litro de água quente e 3 colheres (sopa) de bicarbonato. Aplique em todo o forno e, após uma hora, retire-o com um pano úmido. 

Ralos desentupidos 
Misture bem 1 xícara (chá) de sal, 1 de bicarbonato e 1 litro de água quente. Jogue no ralo. 

Carpete cheiroso 
Para eliminar o odor forte, provocado por animais de estimação ou pela falta de ventilação no ambiente, pulverize bicarbonato de sódio sobre o carpete usando uma peneira grande. Deixe agir por dez minutos e aspire. Não passe vassoura para evitar que o tapete fique branco. 

Geladeira limpinha 
Sempre depois de finalizar a limpeza da geladeira e do freezer, passe um pano úmido com bicarbonato na parte interna para desinfetar o local. 

Suco de limão O ácido cítrico do fruto ajuda a dissolver o limo e até manchas de ferrugem. 

Louça sem gordura 
Dilua 1/4 de xícara (chá) de suco de limão em água e aplique na peça com um pano macio. 

Antiferrugem 
Retire esse tipo de mancha de talheres, grelhas e fogão esfregando a superfície com suco de limão e uma esponja. 

MULTIÚSO CASEIRO Num frasco de vinagre de maçã, junte 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 copo de extrato de raspa de juá (árvore típica do Nordeste, também conhecida como juazeiro), à venda em lojas de produtos naturais. A solução tem validade de até seis meses se for guardada bem fechada e à sombra. 

6 comentários:

Lunna disse...

Ótimas dicas, amiga, já uso o vinagre para limpar meu tapete, e tento usar o mínimo de produtos industrializados.

Tenha uma noite de paz.
Beijinhos encantados.
Lua

Josy disse...

Oi Elaine que bom receber vc no meu cantinho, já sentia sua falta. Deixei minha publicação da Teia Ambiental para o sábado agora. E gostei muito da sua, excelentes sugestões das quais algumas eu desconhecia. Uma maneira fácil e ecônomica de se preservar a nossa querida Natureza. Bela participação amiga. Beijinhos

Strega Mamma disse...

Que alegria ler esta postagem super legal ! Fiquei sem internet por quase 3 semanas...e as energias como andam por aí ? No final ainda não marcamos nosso encontro,mas espero que não demore muito. 21 próximo farei a cirurgia da catarata,mas isso é coisa rápida.
Bjs a todos, carinho e boas energias ! Liz

RUTE disse...

Oi Elaine,
que bom você ter postado este mês. Também tem andado sumida como eu, não é mesmo?

Por falar em detergentes abrasivos, há muitos anos atrás tive um gatinho que ficou com problemas nas patas. Ganhava feridas nas almofadinhas. Teve de ser operado e tudo. A veterinária falou que devia de ser algum produto que eu utilizava no chão.

Desde aí, nunca mais usei produtos quimicos. Nem sequer no caixote do coelhinho. Prefiro água frevente na altura de limpar.
Boas dicas. Obrigada.
Beijo além-mar.
Rute

Elaine Figueira disse...

Olá a todos.

Há alguns anos quando levei meus gatos com os coxins machucados ao veterinário, fiquei surpresa com a quantidade de produtos de limpeza que eu usava no mesmo ambiente que estou hj! Depois vieram as alergias e asmas dos mesmos gatos! Então radicalizei, pois penso que se o animal sofre é porque não é um bom Lar para se viver, ademais sofre também a familia de humanos. Então hj sou adepta dos produtos verdes que não fazem mal a ninguém, compro menos, faço economia e uso água fervente, desentupidores de pias e ralos próprios para limpeza, manutenção e higienização de minha casa e minhas roupas. A vida ficou bem melhor para todos. Eu sou dona de casa há mais de 25 anos e recomendo.

Lilasesazuis disse...

Elaine, gostei muito dessa postagem.

Mais do que nunca temos que refletir em nossas atitudes de consumo.

Eu uso sempre, vinagre, bicarbonato, limão e água oxigenada.

Não consumo marcas de produtos que utilizam a tortura animal em seus laboratórios.

Pode ser a melhor marca, faz TESTES EM ANIMAIS? - ignoro!!!

Tenha uma ótima semana,

beijinhos,

Lígia e turminha
♥=^.^=♥