quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Homus

Continuando a sessão de lanches, coisas nutritivas para comer, seja no jantar ou quando não queremos cozinhar comidas elaboradas.
Importantissimo para quem está no período da pré menopausa ou menopausa pois o grão de bico possui propriedades que ajudam esse periodo dificil da mulher com seu calores.
Aliás, por falr nisso, lembrei-me do filme Sex And The City 2,onde  uma das integrantes come muuuiiiittttoooo homus por causa dos calores da menopausa,  uma vez que, no aeroporto dos Emirados Árabes, confiscaram seus remédios da menopausa.
Então já dá pra perceber que a fama do homus, o precede.
lar encantado
Vamos lá: gosto de receitas fáceis, bonitas, nutritivas, gostosissimas e de fácil acesso. Costumo ter grão de bico no freezer. Deixo de molho por mais de 8hs, ou seja, deixo de manhã e saio para trabalhar 200 grado grão seco.  Em água filtrada. Depois cozinho com pouca água por uns 15 min, escorro, bato no liquidificador com 1 dentes de alho (medida para uma xicara de grão de bico cru), 1/2 cebola pequena (a que usei é roxa, use a que tiver), 1 colher de café de sal. Retire essa pasta do liquidificador, acrescente um fio de azeite extra virgem, 2 colheres de sopa de tahine que dará o sabor perfeito.  E está pronto. Sirva em biscoitos, bolachas,  pães de todos os tipos, no lanche, nos petiscos etc.
Não está na menopausa? Esse prato nos fornece um aporte de nutrientes muito rico para saúde.

4 comentários:

Strega Mamma disse...

Elaine, que coisa mais fácil e deliciosa ! Agradeço desde já pois o lanche do final de semana está garantido ! Muito obrigada por compartilhar !Bjs saborosos !

Cristina Altheia Bortoli disse...

Nunca fiz, achava que era complicado, mas essa dica de deixar de molho durante o dia é perfeita. Vou fazer esse fim de semana, tenho todos os ingredientes em casa!!!

Beijos, querida.

Cristina Altheia Bortoli disse...

Ficou show!!! Eu só adicionei o sumo de 1/2 limão, deu um toque!

Cristina Altheia Bortoli disse...

Fiz ontem, ficou bom demais!!! Desta vez eu usei menos alho, pensando na minha mãe que não gosta de sentir o sabor!!!