sábado, 19 de novembro de 2011

Nhoque de mandioca


foto lar encantado
Poderia ter fotografado a mesa com essas almofadinhas fofas! Mas com as mãos cheias de massa e farinha, não rolou. Posso garantir é super fácil, dá um trabalhinho pequeno. Programe para o dia 29 que dizem dá sorte e trás prosperidade. Quanto a isso não sei. Sei que aprendi fazer nhoque de mandioca e é muito bom.

Você vai precisar de: 500 g de mandioca (comprei já descascada, lavada e embalada à vacuo, compre como quiser, mas acho que a facilidade ajuda muito).
2 xícaras e mais alguma coisa de farinha de trigo branca. Isso você vai descobrir ao lidar com o ponto do nhoque e sal. Molho de tomates quente. Eu usei molho pronto e acrescentei manjerona fresca. Nesta receita eu coloquei queijo ralado, agora não uso mais e nem acho falta.

Amasse a mandioca com sal como se fosse um purê, desfazendo os grumos, ponha um pouco de farinha na mesa, deite esse purê, acrescente o ovo e um pouco de farinha e vá agregando, gentilmente. Use uma espátula para ir retirando a massa da mesa e se ficar grudenta, acrescente mais um pouquinho de farinha. Tenha paciência. Forme rolos e corte os travesseirinhos do tamanho que gostar. 
Numa panela grande (5 litros mais ou menos) com água fervente e uma colher de sopa de sal, coloque o nhoque e aguarde subir. 
Numa travessa ou nos ramequins coloque molho de tomates quente e quando os nhoques subirem retire-os, deixe escorrendo um minuto e coloque-os no molho de tomates, já arrumando o prato para ser servidor. Não deixe muito tempo esperando assim eles não grudam uns nos outros e não precisamos encher de farinha.

Foto Lar Encantado
 Preparei porções individuais, também fica legal a apresentação. Repare é muito próximo de qualquer nhoque que já foi feito, somente é de mandioca.

10 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
O aipim já está cozinhando e vou fazer já... fiquei com água na boca...
Bjm de paz e ótimo fim de semana

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Elaine,
Vi seu blog no da minha amiga Josy e vim conhecer.
Gostei muiot, agora virei mais vezes.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Calu Barros disse...

Hummm, o aroma chegou aqui.Adoro mandioca de todo jeito e já comi um nhoque destes , mas não feito por mim.
Vou me aventurar e depois te conto.
Bjosss e bom fim de semana,
Calu

Josy disse...

Ai Ai adoro nhoque Elaine e sendo de mandioca pra variar o tradicional gosto muito. Ficou lindo seu prato. Bjos ótimo domingo

Lu disse...

Oi Elaine,boa tarde!!!
Ai que visão maravilhosa esse nhoque!!!
HUMMM!!!
Muito obrigado pela visita e as palavras tão lindas.
Um final de semana tudibommmm para você
Beijo Lu

Callia Amaris Harpia disse...

Ai, que covaria, ano com vontade de comer nhoque a diaaas, na hora do desepero faço aque "falso" nhoque de leite, mas nada supera o nhoque igual a este seu.....

Strega Mamma disse...

Oi, Querida !´Este é o meu prato preferido...mas de mandioca deve ficar ainda mais saboroso ( minha mãe faz de vez em nunca , e de batata - é tão gostoso...)
Vou copiar e "deixar lá na cozinha dela como quem não quer nada"...será que a streganonna esperimenta esta poção sos Deuses ? . Já estou com os dedinhos trançados e a boca pronta !!!
BJs, muito beijos !

Cláudia disse...

Obrigado pelos teus comentários =)

Olha não conhecia essa receita... Mas acho que não ia gostar muito pois não gosto de mandioca lol =P

Beijocas

soninha disse...

Neste,eu babei literalmente. Ontem fiz nhoque de batata..hummm...ficou uma maravilha.Ai..amo nhoques...rs.
beijinhos de alegria...

Flora Maria disse...

Ai, que vontade de comer esse nhoque de mandioca...
Nunca fiz, só o de batata, mas adoro mandioca e deve ficar delicioso !

Beijo