quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Para vegetarianos...



que nos visitam em dias de festa em casa, onde juntamos gente e comida. (Ô dupla boa, que se bem administrada, rende risadas e faz a a vida valer a pena).  Faça ou leve  está receita muito fácil que faz sucesso. Esta receita é tão vintage quanto aquelas em que se espetava pedaços de salsichas, cebolinhas em conserva, em melões em festa, alguém se lembra?


Batatas bolinhas ao vinagrete. Faça de um dia para o outro. Para 1 kg de batatinhas. As fotos são para 2 kg. 
Vinagrete por definição, é o seguinte. Fonte: aulas de molhos do meu filho aspirante a Chef ;-). Algo ácido (limão, vinagre, vinagre balsamico) com gordura, azeite, óleo de canola, etc. Mais ou menos isso!!


Bom, escolha as batatas bolinhas de um bom fornecedor. Para efeito de festa o ideal é que elas estejam todas do mesmo tamanho! Lave-as e coloque-as para cozinhar por 1  minuto na panela de pressão (após começar a chiar)  ou 5 na panela convencional, após a água ferver, tampada. Acrescente sal à água. Escorra-as e despeje água gelada e deixe esfriar. Espete-a e veja se está macia.

Fiz um molho assim (ou a seu gosto, claro): pique tomates, cebolas, pimentão, cheiro verde, meia xícara de vinagre e meia xícara de azeite de oliva extra virgem. Por que só existe medida no azeite e vinagre? Porque para cada quilo de batatinhas é essa quantidade que ponho. MAS você ai em casa pode não gostar de cebolas, ou tomates, ou pimentão, então coloque o quanto sua familia e amigos gostam!


Na minha receita eu coloco 2 tomates, 3 cebolas médias, 1 pimentão, um maço de salsinha e menos cebolinha, sal (cuidado, já vai na batata quando cozinhamos). Já vi pessoas que colocam pimenta do reino moída e eu já fiz com pimenta dedo de moça bem picadinha.


Coloco as batatas no recipiente, e por cima despejo o molho. Para não desfaze-las. Deixo o recipiente "discreto" na geladeira até a hora de levar ou de servir. 

5 comentários:

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Hummmm...batata bolinha é uma delícia!Salteadas no azeite então..ai! Amiga,viste meu post sobre a Revista dos Vegetarianos? Edições grátis! Deliciei-me com as leituras! Tem muitas receitas também!

Josy disse...

Elaine querida amo essas batatinhas, são deliciosas, acompanhadas com uma geladinha hummmm.....hehehe
Se me lembro dos espetinhos de salsicha, cebolinhas, eram espetados no repolho kkkkk bons tempos aqueles.
Obrigada pelo comentario carinhoso em meu bloguito. Falando em bloguito o seu esta de cara nova né?? Bjocas

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Hummm... deu água na boca! Um bom fim de semana para você! Beijos!

Strega Mamma disse...

Querida, passei para saber como foi de festa, e pelo visto uma delícia ( aliás...este antinho é delicioso !). Ando sem energia elétrica, sem internet, e meio d´-dói...mas visitar este seu espaço é sempre um delicioso remédio. Adoro estas batatinhas...Um beijo carinhoso, Liz

Sandra Mitsue disse...

Elaine...
Meu marido adora essas batatinhas...com cerveja então.rs...
Uma boa dica para fazer...
Beijos!
San....