segunda-feira, 28 de maio de 2012

Gatos parte 1

IMAGEM INTERNET
Vi esta foto toda explicadinha, fiz um download e deixei para quando eu tivesse uma inspiração para falar desse animal que está fazendo parte da vida de um grande número de pessoas, a cada dia que passa.
Por ser um animal relativamente independente, limpo, pequeno, o gato está competindo com o cão, ou diria reavendo seu lugar, como animal de estimação.
Vale dizer que sou a favor dos dois como animais de estimação. Ter um de cada, no mínimo vai fazer você e sua família, muito feliz.
Para ser sincera, sinto-me incompleta sem cão. Não vejo a hora de me mudar para um local onde possa criar um cão.
Apenas repito o que tenho observado no local onde trabalho  e são estimativas de uns poucos trabalhos informais que apontam este fato.
Nani Bellatrix - Caixa de transporte de gatos
O gato faz parte da vida do homem há mais ou menos 10.000 anos. Muito depois do cão, esse outro fato importante faz com que não conheçamos muito bem esse felino (ou felídeo).
Depois do período crítico que foi a inquisição/idade média na Europa,onde eram queimados vivos com suas donas, onde eram perseguidos por serem majestosos, pouco subservientes,  o gato volta a se recuperar e faz bonito como companheiro de jornada do homem nesta vida.
Mesmo assim,  sabemos pouco ou quase nada sobre eles! Muitos veterinários não sabem cuidar de sua saúde. É. O fato de ser veterinário não necessariamente ele ou ela, entende de felinos. É necessário muito interesse por trabalhos que são feitos hoje sobre a saúde deles, sobre o comportamento. Raramente encontramos veterinários especialistas ou que pelo menos tem experiência com felinos domésticos. Sei também que o homem tenta descobrir a cura e saber mais sobre a Aids, observando o gato. Assim ele também colabora mais uma vez com o homem.
Por esta foto você já percebe o que é a saúde e o que é o estado não tão saudável do gato.
Assisto no Animal Planet, programas específicos sobre gatos. Continuam sendo  um enigma a ser desvendado! Mas as coisas mudaram muito! Os donos desse animal são consumidores exigentes e cada vez mais estão sendo lançados produtos específicos para eles como rações, comedouros, coleiras, camas, medicamentos e vacinas, assim como serviços de banho e tosa e hotel,  e uma infinidade de outras coisas pertencentes ao enxoval de quem possui gatos.
E por tudo isto, vejo também como o manejo do gato pode estar errado, muitas e muitas vezes. Vejo pessoas tentando carrega-los sem a caixa de transporte, ou acreditam que eles podem sair à noite porque faz parte do mito do "gato que sai para passear" ou que o gato foi "roubado" ou "sumiu" . Eles não somem e ninguém os rouba! Simplesmente morrem e não conseguem voltar para casa. Além do mais são vítimas de envenenamento. Já soube de muitos que morreram por causa da curiosidade em farejar venenos para ratos. As pessoas não pensam no meio ambiente, tentando (só tentando) matar sistematicamente ratos se utilizando de produtos ilegais e compra de pessoas inescrupulosas, em vez de fazer o manejo do ambiente e de suas próprias casas, trazendo perigo ao gato, ao cão ou até a alguma criança!
Por isso gosto de escrever sobre minha experiência com gatos e gatil, para que mais pessoas entendam melhor como são estes animais.

2 comentários:

Lilasesazuis disse...

Eu tenho cães e gatos e amo o jeitinho de ser de cada um...

É muito gratificante...

Adorei as dicas, obrigada!!

beijinhos,

Lígia e turminha ♡ ❤

Sandra Mitsue disse...

Oi Elaine...
Amei as dicas...Eu também me sinto incompleta sem um cão...mas um gato se adapta melhor em um apartamento...e aqui no Japão então é impossivel ter um cão sem ter uma casa com quintal..então estou protelando para quando chegar ao Brasil...
Ah quanto aos tsurus...Eu também adoraria ganhar de uma pessoa amiga.Ótimo Fim de Semana!
Beijos!
San...