Follow by Email

domingo, 28 de novembro de 2010

Strogonoff de soja

Fiz no sábado esta receita. Na realidade é uma versão de estrogonofe que substitui, para os vegs,  os elaborados com carne. Quero acrescentar que somente substitui para os vegetarianos, visualmente, pois a pvt terá gosto de pvt para sempre. Não adianta tentar fazer ter sabor de carne. Ela deverá ser bem tempera sempre! Mas felizmente não é carne e nem será. O sabor é característico e a gente se acostuma como por exemplo o gosto da beterraba (para  mim).
Receita:
1 xicara de chá de proteina de soja texturizada (pvt) que será hidratada assim: meio litro de água fervente com um tablete de caldo de legumes dissolvido. Deixe por uns 15 minutos, depois coe na peneira coloque-a na panela e tempere à gosto.
Para esta receita temperei assim: com azeite, tomates picados, sem semente, sal, 1 colher de café de páprica picante (porque é vermelha e dará o aspecto que eu quero mais tarde no estrogonofe), cheiro verde picado, ou mix de ervas secas, para não aparecer. 
Refogue juntando 1 cebola picada pequena, cogumelos paris (daqueles que vem em vidros mesmo) cortados ao meio, deixe cozinhar por uns 15 minutos ou na panela de pressão por 5 minutos sem os cogumelos.
Abra a panela,  acrescente catchup, misture bem e acrescente creme de leite de soja (para uma xicada de pvt, uma caixinha pequena de creme de leite). Neste caso acompanhou arroz integral com cenouras picadas e batatas McCain assadas no forno. Fica muito bom, tenho feito esta receita muitas vezes. 

Um comentário:

Edmur disse...

O gosto de soja é característico... Quem sabe deixá-la hidratando da noite para o dia com um cubinho de caldo de legumes? Será que não impregnaria um gostinho?