domingo, 28 de novembro de 2010

Strogonoff de soja

Fiz no sábado esta receita. É uma versão de estrogonofe que substitui, para os vegs,  os elaborados com carne. Quero acrescentar que somente substitui para os vegetarianos, visualmente, pois a pvt terá gosto de pvt para sempre. Não adianta tentar fazer ter sabor de carne.  Mas felizmente não é carne e nem será. O sabor é característico e a gente se acostuma como por exemplo o gosto da beterraba (para  mim).
Receita:
1 xicara de chá de proteina de soja texturizada (pvt) que será hidratada assim: meio litro de água fervente com um tablete de caldo de legumes dissolvido. Este caldo de legumes pode ser feito em casa. Ou acrescente 2 colheres de sopa de vinagre . Deixe por uns 15 minutos, depois coe na peneira coloque-a na panela e tempere à gosto. Depois de coada e espremida acrescente  azeite, tomates picados, sem semente, sal, 1 colher de café de páprica picante (porque é vermelha e dará o aspecto que eu quero mais tarde no estrogonofe), cheiro verde picado, ou mix de ervas secas, para não aparecer. Ou temperos a gosto. Acrescente cogumelos paris (daqueles que vem em vidros mesmo) cortados ao meio, deixe cozinhar por uns 5 minutos, acerte o sal, acrescente catch-up, creme de leite vegano. Acompanha batatas fritas ou rústicas ou palha. Fica muito bom, tenho feito esta receita muitas vezes. 

Um comentário:

Edmur disse...

O gosto de soja é característico... Quem sabe deixá-la hidratando da noite para o dia com um cubinho de caldo de legumes? Será que não impregnaria um gostinho?