sábado, 17 de setembro de 2011

Berinjelas com recheio de pvt




todas fotos lar encantado
Faço em casa berinjelas de todos os jeitos. Porém dou espaço entre uma e outra de uns 20 dias,  para que meu povo não enjoe.  Faço assim com toda a comida. Eu tenho esse cuidado pois acredito que a comida deve ser sedutora. 
Inventei mais uma! Além da aparência faço com que a as cores e sabores não sejam muito repetidos. Sei que enfrentamos um dia a dia corrido, no mundo todo e que a rotina contribui para deixar a cozinha claustrofóbica.  Porém com essa atitude, (ainda que demande tempo que as vezes não tenho) e fazendo pequenas quantidades, evito o desperdício de dinheiro, ingredientes e, ainda, não alimento ratos nas lixeiras! Cozinha sustentável também é assim! Então torne raro seus ingredientes e não cozinhe para toda a vizinhança a menos que a proposta seja essa!!! 


A receita é bem antiga. Antes levava carne vermelha moída. Hoje o recheio é proteína texturizada de soja.  PVT. Faço assim:


Compro berinjelas grandes, novinhas, bem na época, bem brilhantes de um tom roxo lindo e bem lisas! Lavo porque não sei quem passou por elas (lavo até latas de milho, ervilha, tomate, realmente não sei quem passou por elas e ainda, sei que colocam venenos nos depósitos).
Corto-as pela metade, no sentido do comprimento. Cozinho em água fervendo por uns 5 minutos com a panela tampada. Desligo, escorro e deixo esfriar.


Retiro o miolo de dentro e  acrescento à PVT, previamente hidratada com caldo de legumes (faça você mesmo), refogada com alho e cebola, 1 colher de sopa de azeite,  uma colher de café de coentro em pó, quatro tomates maduros sem sementes picados. Depois de misturar tudo, você obtém um recheio que você poderá usar em esfihas, pasteis, molho ao sugo para massa e o que mais você gostar. 


Arranje-as em uma assadeira (untadas com um pouquinho de óleo de canola) de vidro (para microondas, fica perfeito) de aço inox (leve direto para a  mesa)as berinjelas vazias e preencha-as com o recheio. Quem usa derivados de leite, pode nessa hora colocar requeijão (uma colher de sobremesa por cima) e polvilhar queijo ralado.Perceberam que  não vai gordura? Somente o requeijão e o queijo e no refogado de pvt e a assadeira untada. 
Deixe no forno até o queijo derreter (veja minha foto) ou até o manjericão começar a cheirar. Huuummm! pela casa inteira . Nem preciso de incenso...rs.


Considerações: quer  mais tomates? Você fará mais de duas berinjelas com está na foto? Use tomates pelados e faça bastante recheio, acrescente manjericão, manjerona. Tudo a seu gosto e o melhor: ao gosto de sua família e de seus convidados.

11 comentários:

Bianca Pires disse...

Você tem razão, a comida tem que ser sedutora...Quando eu aprendi fazer panqueca só queria fazer panquecas, e marido não aguentava mais, rs. Minha sogra adora berinjelas, vou imprimir tua receita e levar pra ela. Obrigada pelo comentário. bjs

Fernanda Reali disse...

Oi, Elaine! Linda receita. Queria levá-la para o blog da Dieta Coletiva. Posso colpiar o teu post e colar lá?

Para participar da blogagem coeltiva de esmaltes, é simples.

Aqui tem um papa. Não é obrigado a seguir tudo, é só uma sugestão

http://www.fernandareali.com/2011/07/como-participar-da-blogagem-coletiva-de.html

As cores e temas para a próxima semana aparecem no fim do post da semana atual.

Hoje = esmaltes e música No fim do post já tem a programação para a semana seguinte: esmaltes e Primavera

beijooo

Betty Gaeta disse...

Oi Elaine,
Eu adoro esta berinjela! Sou vegetariana.
O random está aqui:
http://www.random.org/
É por ele que eu faço o sorteio.
Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

WWW.gosto-disto.com

Jo Rockenbach =^.^= disse...

nham nham!!!! cheguei na hora boa é? Amo berinjela!! Mas meu consorte e filha não =/, ela só come se for empanada e frita com aquela casquinha crocante. Mas como eu sou teimosa,eheheh,vou testar assim e vamos ver quem resiste! Eu nao sei pq,mas não recebo no meu ainel tuas atualizações, só vejo os posts novos quando lembro de vir aqui. Tu tens como ver isso? ou então se tens facebook e quiser me add,pra eu vir mais seguido tomar um chá ;)

Alex disse...

Show, hein?

Se a mamãe conhecesse "este tipo" de berinjela cheia, hein? Teria feito "miséria" com os parcos condimentos dela...

Maria L Filipe disse...

Oi querida Elaine :)
Fiquei com água na boca.
Nunca fiz beringela, sem ser em sopa ou refogada.
Vou experimentar esta receita :)
Mas tenho uma duvida: O que vc faz com o miolo que retirou da beringela?
Beijinhux
Lu *

Cristina Altheia Bortoli disse...

Que excelente idéia!!! Só falta o manjericão, que eu amo. Fico sempre pensando em como usar a pvt, para não ficar enjoada das mesmas opções, e essa sua idéia caiu como uma luva.

A única coisa que vou retirar da receita é o queijo ralado e o requeijão, já que estou buscando eliminar da minha alimentação, rumo ao veganismo...

Obrigada pela sugestão, vou fazer e postar no blog. Tudo bem?

Beijão, querida.

Fio Norte disse...

nhami nhami;)

Cristina Altheia Bortoli disse...

Fiz, ficou divina!!! Coloquei no blog, querida.

http://aopdofogao.blogspot.com/2011/09/berijjelas-com-recheio-de-pvt.html

Cristina Altheia Bortoli disse...

Já estou aqui maquinando!!! Abobrinhas recheadas, cozidas em um delicioso molho de tomates... claro, que não vai faltar ao manjericão!!!

Anônimo disse...

Olá Elaine,

Vim retribuir o coment que deixaste no meu blog e vim fazer uma visitinha.

Apesar de as estações serem diferentes de hemisferio para hemisferio, o que explicas adequa-se aos dois hemisferios, afinal não deixam de ser festivais pagãos na mesma.

parabens pelo blog,

Beijinhos

Morgaine